35ª Bienal de São Paulo
6 set a 10 dez 2023
Entrada gratuita
A+
A-
35ª Bienal de
São Paulo
6 set a 10 dez
2023
Menu
Vista da obra Lienzo de Tlaxcala[Tecido de Tlaxcala], de Malinche durante a 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

Malinche

entre os anos de 1500 e 1529, viveu Malinche, uma Nahua que nasceu provavelmente no que hoje chamamos de costa do Golfo do México, y Malinche seria a forma distorcida de Malintzin captada pelo ouvido espanhol, que é apenas mais um dos tantos nomes atribuídos a ela, cujo nome de nascimento é desconhecido. 

nos registros oficiais da História, Malinche é conhecida por supostamente ter atuado como tradutora y conselheira de Hernán Cortés na invasão y destruição do Império Asteca (1519-1521). 

em Lienzo de Tlaxcala1 deparamos com a recriação de um momento histórico cuja violência poética apenas podemos vislumbrar: o brutal encontro entre Tlaxcalanos y Castelhanos. diante dessa imagem misteriosa, somos convocadas a presenciar o inominável: o barulho ensurdecedor dos mosquetes, crianças que choram diante do cadáver de seus pais ensanguentados, cabanas incendiadas, jovens sendo violentadas por espanhóis, saques, destruição, soldados espanhóis assassinados sem ao menos saber de onde partiu a flecha. mas podemos também nos questionar: que histórias guardam essas manchas estranhas? ou que acontecimentos imprevisíveis anunciam esses rasgos? 

Malintzin foi conhecida por ser uma colaboradora da invasão ibérica. entretanto, podemos questionar: será que ela apenas estava tentando sobreviver ao extermínio que se anunciava? será, ao contrário, que seu trabalho silencioso era de um ataque interno, por meio de sabotagem y contágio? de qualquer forma, suas habilidades linguísticas notáveis podem nos servir como caminho para ir além da História, erodindo a sua linguagem. será que em Lienzo de Tlaxcala se encontra criptografada alguma pista? talvez aí estejam contidos elementos para fabularmos um outro tipo de refeitura profética do passado. assim, esse mapa não indica as coordenadas para um país geográfico, mas para lugares há muito esquecidos y que ainda estão para serem imaginados. 

abigail campos leal

1. O Lienzo de Tlaxcala é um códice colonial pintado por volta de 1552. Ele conta a história da conquista do México da perspectiva dos Tlaxcallans, antigos inimigos dos Astecas. Disponível em: nmdigital.unm.edu/digital/collection/achl/id/1609/. Acesso em: jul 2023.

Malinche nasceu na região da Costa do Golfo do México no início do século 16. Foi capturada ainda na infância em uma guerra e vendida como escrava para uma família da comunidade de Xicalongo, onde aprendeu o nahuatl asteca e a língua maia. Mais tarde, foi dada ao espanhol Hernán Cortés, tornada sua esposa e intérprete durante a invasão de territórios mexicanos.